Scout PFTF – Ricardo Márquez

Nome: Ricardo Luis Márquez González

Idade: 21 (09/11/1997)

Altura: 1,87m

Melhor pé: Direito

Naturalidade: Santa Marta, Colômbia

Posição: Centroavante

Clube atual: Unión Magdalena (Colômbia)

Resultado de imagem para ricardo márquez union magdalena

Análise

Conhecido como El Caballo em seu país natal, Ricardo Márquez desperta olhares desde o ano de 2018, ano em que participou de 26 partidas pelo Unión Magdalena quando o clube ainda se encontrava na Série B Colombiana, nomeada por Primera B. Anotando nada menos do que 20 gols com a camisa do El Ciclón e levando o clube de sua cidade ao vice-campeonato da divisão.

O Player For The Future que sonha em jogar pela Juventus de Turim no futuro já conta com 10 gols marcados e 1 assistência gerada. Tais números o colocam em 7º lugar na artilharia da Primera A – Série A Colombiana – de 2019, e o 1º se levarmos em consideração apenas jogadores abaixo dos 23 anos.

Mapa de calor de Ricardo Márquez

Ricardo é um atacante que pressiona os defensores adversários, obtendo assim um perfil de alguém trabalhador ao incomodar os centrais que estão em posse da bola, visando recuperá-la com rapidez e iniciar (ou finalizar) os ataques de sua equipe. Ao vermos o seu mapa de calor referente ao seu posicionamento em campo, vemos que se trata de um jogador participativo, de boa movimentação e desmarques para fugir de seus adversários e se manter sempre em direção ao gol para atuar da maneira que mais lhe agrada: sendo letal.

O camisa 21 do Uníon Magdalena não tem como característica uma técnica apurada que lhe permite aplicar bons dribles em situações adversas, mas é o típico centroavante de ótimo poder de finalização e principalmente, cirúrgico, que marca gols com poucas oportunidades.

Segundo a plataforma Wyscout, especializada em scout de atletas, El Caballito possui números que mostram se tratar de um jogador realmente em grande ascensão e que pode integrar grandes clubes desde já:

  • 25 partidas disputadas
  • 2.169 minutos jogados
  • 10 gols (6 PD, 2 PE e 2 C – sendo que, 6 desses foram dentro da grande área, 1 fora e 3 de pênaltis)
  • 0.41 gols por partida
  • 3.07 remates/90 minutos
  • 3.36 toques na área/90 minutos
  • 1.91 dribles/90 minutos

Conclusão

Talvez o principal entrave numa possível negociação cujo destino seria o Brasil, é o seu preço, avaliado pelas cifras de 1.500.000 de euros, o que dá aproximadamente R$ 6.900.000 na cotação atual – de acordo com o site especializado em valor de mercado, Transfermakt.

Um bom destino para o colombiano poderia vir a ser o Vasco da Gama, que ainda não teve um jogador de frente que tomasse conta da posição, apesar das constantes mudanças realizadas pelo “professor” Vanderlei Luxemburgo. Nas últimas 5 partidas disputadas pelo clube carioca, o centroavante titular foi alterado em 4 delas, o que mostra que Luxemburgo ainda está procurando o atleta certo para a posição.

A chegada de um centroavante com o perfil que Ricardo possui, seria uma mais valia para o elenco como um todo e principalmente, para os 11 iniciais. Márquez acrescentaria em força ofensiva, boa estatura, finalização e principalmente, gols. Visto que o time do Vasco se encontra na 15ª colocação no quesito, atrás de clubes como o Fluminense (que atualmente faz parte do Z4 do Brasileirão).

Comente aqui o que você acredita que El Caballo Márquez pode levar ao Vasco da Gama e também a outros clubes brasileiros que estão necessitando de alguém com o seu perfil.

*Foto por Diario Hoy Del Magdalena

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.