Hugo Souza: a nova joia do Ninho do Urubu

Após completar seus primeiros 10 jogos como titular no time principal do Flamengo, Neneca, como é conhecido no Ninho do Urubu, coleciona elogios, defesas milagrosas e olhares dentro e fora das quatro linhas.


Imagem
Foto: Flamengo / Reprodução

Em consequência da lesão no ombro seguida da quarentena por testar positivo para o novo coronavírus, Diego Alves se viu afastado da meta rubro-negra enquanto dava lugar ao flamenguista César, presente desde sempre no clube. Após o fatídico 5×0 diante do Independiente del Valle e a vitória por 2×1 sobre o Barcelona de Guayaquil, ambas partidas válidas pela Libertadores da América, era a hora de Hugo Souza estrear. Também por lesão, César cedeu a vaga da camisa 1 para o jovem Cria do Ninho, que fez a sua estreia diante do Palmeiras e pôde mostrar, até então, se tratar de um goleiro com grande futuro pela frente.

Partida essa que ficou marcada pela emoção carregada por lágrimas apresentadas pelo garoto, que perdeu o pai e maior incentivador no esporte recentemente, antes mesmo que ele visse seu filho assumir a meta do maior clube do país. Sua estreia fora no mínimo muito boa e, não a toa, recebeu um telefonema após o jogo feito por ninguém menos que Taffarel, um dos maiores arqueiros brasileiros da história, com quem trabalhou na Seleção Brasileira ao ser convocado após a Copa do Mundo em 2018. Nesse mesmo ano, Neneca se sagrou campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio conhecido por suas grandes revelações, como foi o caso de Neymar Jr., Lucas Moura e Gabriel Jesus, para citar alguns.

No auge de seus quase dois metros de altura (1,96m para ser exato), Hugo demonstra uma agilidade fora do comum – uma de suas principais qualidades -, algo inesperado para alguém do seu tamanho. Tal agilidade lhe permite realizar movimentos bruscos tanto pelo alto como também pelo chão visando impedir que sua meta seja vazada. O que tem dado certo, diga-se. Ao todo o arqueiro de 21 anos sofreu apenas 8 gols em suas 10 partidas disputadas (sendo oito delas pelo Brasileirão, uma pela Libertadores e uma pela Copa do Brasil). E se o Flamengo jamais perdeu com Neneca em campo, muito disso se deve às ações do próprio arqueiro. Segundo mostram as estatísticas, seu xCG (gols concedidos esperados) é de 1.02 a cada noventa minutos, quando, na verdade, o Cria do Ninho levou apenas 0.73 gols por jogo. Extraordinário.

Em sua última demonstração frente aos grandes clubes do país e do continente, Hugo foi imprescindível na vitória diante do Athletico-PR ontem, pelas oitavas da Copa do Brasil. O arqueiro não só fechou o gol com defesas impressionantes como também defendeu o seu primeiro pênalti como profissional, segurando a vitória por 1×0 e garantindo assim a vantagem mínima para o jogo da volta na próxima semana. Diego Alves, goleiro titular e exímio pegador de pênaltis, parabenizou o jovem colega de profissão em seu Instagram, demonstrando humildade e consciência do bom momento vivido pelo garoto:

Em conversações para renovar o seu contrato até 2025, a nova joia rubro-negra tem se mostrado cada vez mais preponderante para a manutenção dos resultados positivos do time treinado pelo espanhol Domènec Torrent, que tem dado cada vez mais confiança ao arqueiro.

Sua rotina de grandes defesas tem gerado enorme visibilidade sobre o seu jogo, que tende a crescer ainda mais. Entretanto, com a proximidade da volta de Diego Alves aos gramados, é bastante provável que Hugo diminua sua sequência de minutos, o que não quer dizer, porém, que ele ficará sem jogar.

Capa: Gilvan de Souza/Flamengo


Apoie o conteúdo independente, adquira agora mesmo a última edição de 2020 da Revista PFTF.

Recomendada por quem entende do batido, leia onde e quando quiser sobre a “nata” do futebol sub-23 sul-americano e descubra quem eles são, como jogam e o que esperar do futuro de 10 jogadores (a cada edição apresentada).

🆕 https://sun.eduzz.com/638172

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.