Carlos Palacios, o protagonista dos Hispanos

Um dos maiores talentos jovens presentes na atual temporada da Primeira Divisão Chilena, Palacios vai tendo um ano de ouro que o levou, inclusive, para a Seleção Chilena principal – onde fez a sua estreia ontem (17/11) e se tornou o primeiro jogador nascido no século XXI a disputar uma partida por competições oficiais -.


Martin Thomas/Photosport

Informações

  • Carlos Alonso Enrique Palacios Núñez
  • Ponta-direita
  • 20 anos (20/07/2000)
  • Clube: Unión Española
  • Nacionalidade: Chilena

Formado na ótima categoria de base do Unión Española – uma das melhores do Chile -, Carlos tem sido, ao lado de seus companheiros Víctor Méndez (21) e Thomas Galdames (21), ambos formados no clube, o protagonista dos Hispanos no campeonato atual. Vice-líder da Liga Chilena com 39 pontos, o Unión tem brigado nas cabeças com a tradicional equipe da Universidad Católica (42) e a jovem agremiação da Unión La Calera (36).

Apenas um reserva nos tempos em que o mítico ex-jogador Martín Palermo era o treinador da equipe, Palacios viu seu tempo de jogo e suas performances aumentarem a medida que Ronald Fuentes chegou ao clube da capital, ao final de 2019, para substituir o ex-atacante argentino. Se com Palermo o atual camisa 14 do La Española conseguiu apenas 317′ minutos em campo, desde a chegada do seu atual treinador, Carlos somou 457′ em 2019 e 1.530′ em 2020, sendo titular em vinte e duas das vinte e três partidas disputadas desde o ano passado. Necessário.

“Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, e a fé depositada por Ronald tem sido recompensada com as boas apresentações de Palacios, apresentações essas que culminaram em 3 gols marcados e 5 assistências concedidas – o maior garçom do time e o terceiro quando se comparado com o restante da competição -.

ESTILO DE JOGO

  • Visão de jogo
  • Alta capacidade de drible
  • Ataque ao espaço e controle de bola
Posicionamento médio na temporada atual

Não se tratando de um ponta comum e com capacidade “apenas” para se mandar até a linha de fundo e deferir um cruzamento em busca de um matador bem colocado na área rival, Palacios é um meia-atacante com faro ofensivo e criacional. Seu jogo não se limita aos lados do gramado, e sua qualidade de drible lhe permite atuar em espaços apertados também ao centro, onde ele costuma se posicionar para gerar ocasiões de gols partindo de frente para a meta adversária.

É possível que Carlos atue tanto próximo da linha lateral quanto em posições mais interiorizadas, graças ao seu estilo protagonista que procura pela bola a todo momento (e em qualquer parte do gramado). Não a toa, o garoto nascido em Renca é o terceiro jogador com mais passes decisivos e o segundo em passes inteligentes dados na competição: 15 e 44, respectivamente. Usando de seus 1,82m de altura, Palacios não aparenta – num primeiro momento – possuir tanta fisicalidade ou mesmo qualidade no controle de bola para alguém do seu tamanho e em sua posição. Não aparenta. Por se tratar de um jogador alto e de corpo esguio, Carlos possui boa capacidade de esconder a bola quando sob pressão, sobretudo usando as costas para afastar os marcadores enquanto suas longas pernas tratam de controlar o esférico.

En Cancha

Partindo de frente para o gol é onde o camisa 14 mais se destaca, sempre de cabeça levantada e com a maior visão possível do gramado. Seu estilo de ponta criador faz com que ele seja uma ameaça em qualquer setor do campo, e por isso, ele poderia atuar em qualquer uma das três funções de meio-campistas situados atrás do atacante em formações como a de 4-2-3-1: seja pelo lado direito (sua função principal) ou pelo centro. Seus pés e pernas ágeis são bastante úteis quando ele se presta a enganar o marcador adversário, seja através de mudanças de direção, dribles curtos ou mesmo mais elaborados. Em média, Palacios soma 6.33 dribles tentados por partida e se coloca na segunda posição com mais dribles tentados na competição: 117.

Mapa de finalizações

Graças a sua qualidade com a bola nos pés e alto poder de movimentação, seu jogo é um tanto quanto ativo, não se apegando às posições em busca de gerar ocasiões para si e seus companheiros no último terço do gramado. Por lá, seu mapa de remates é bastante distribuído, e confirma o que vem sendo dito ao longo do texto: seu futebol tem ganhado cada vez mais atributos, sobretudo pelo protagonismo exercido na atual temporada e que culminaram na sua primeira convocação para a Seleção Chilena.

FUTURO

De contrato renovado até dezembro de 2022 e com o sonho de “defender um grande sul-americano” antes de alçar voos maiores, Carlos parece a passos largos de cumprir tais objetivos num futuro próximo. Seu futebol tem atraído visibilidade de vários cantos da América do Sul, como dos interessados Boca Juniors e São Paulo, que adicionaram o atleta na lista de jogadores a serem observados.

Em uma temporada tão acima da média, seu nível tende a ser cada vez mais alto a partir de agora, e em parceria com Ronald, o camisa 14 deverá continuar como o protagonista do jogo do Unión. Para que o próximo passo ocorra e a sua adaptação em uma grande liga sul-americana como é o caso da Liga Argentina e do Campeonato Brasileiro seja mais rápida, a sua tomada de decisões pode ser melhorada quando em posse do esférico, sobretudo no último terço do gramado. Por vezes, Carlos confia demasiadamente em suas qualidades técnicas, segurando a bola ao invés de buscar soluções simples e curtas.

Em um palco como os dos grandes clubes supracitados, seu futebol tende a florescer ainda mais, e a sua presença na Seleção, principalmente ao lado de jogadores como Alexis Sánchez, Eduardo Vargas e outros avançados chilenos farão maravilhas ao seu crescimento dentro e fora das quatro linhas. Passo a passo, degrau por degrau, o seu futuro parece seguir o rumo comum de um jogador com qualidades fora do normal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.